Qual e o verbo de infinitivo?

Qual é o verbo de infinitivo?

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

O que significa os verbos no infinitivo?

O infinitivo transmite a ideia de uma ação ou estado. Dessa forma, desempenha uma função semelhante a um substantivo. No entanto, o infinitivo não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade. Quem tem esse papel é o verbo da preposição principal.

Quais são os indicativos do infinitivo?

Os indicativos podem ser identificados pelas suas terminações, também idênticas às três conhecidas conjugações verbais: 1ª conjugação: -ar (pensar, cantar, preservar), 2ª conjugação:-er (rever, colher, prover), 3ª conjugação:-ir (sentir, cair, rir). O infinitivo pode ser encontrado em duas formas: a pessoal e a impessoal.

LER:   Sao exemplos de lagos artificiais?

Qual a função do infinitivo?

Por isso, aproxima-se da função do substantivo. É o infinitivo, por exemplo, que encontramos no dicionário, quando buscamos um verbo. Vamos exemplificar: “Comprar barato é o que todos buscam”.

Como usamos infinitivos para descrevê-los?

Mas nós usamos infinitivos para descrevê-los. Gerúndios e infinitivos são muito comuns no idioma inglês. Eles podem ser usados em muitas situações. Às vezes você pode usar um infinitivo e um gerúndio. Às vezes você tem que escolher entre os dois, porque seu uso pode ser completamente errado.

Por que o infinitivo pode ser flexionado?

O infinitivo – verbo terminado em –ar, -er, ir – pode apresentar-se flexionado e não flexionado. Será denominado flexionado quando houver desinência verbal: -es, para a segunda pessoa do singular (tu) -mos, para a primeira pessoa do plural (nós)