Qual a transitividade do verbo chover?

Qual a transitividade do verbo chover?

Este verbo é utilizado maioritariamente como verbo intransitivo e impessoal, sendo conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular: chove, choveu, chovia, choverá,… Apresenta, contudo, conjugação completa quando usado com sentido figurado, podendo apresentar também transitividade direta.

O que o verbo chover demonstra?

Significado de Chover verbo intransitivo Cair água, em gotas, das nuvens. [Figurado] Cair ou sobrevir em abundância: os elogios chovem sobre ele.

Qual a forma nominal do verbo chovendo?

A forma correta de escrita da palavra é chovendo. A palavra chuvendo está errada. Chovendo é a forma conjugada do verbo chover no gerúndio: Hoje vai chover.

Está chovendo qual é o verbo?

Chovendo é a forma conjugada do verbo chover no gerúndio: Hoje vai chover. Já está chovendo.

Quais são os verbos transitivos?

Os verbos transitivos são aqueles que necessitam de complemento para constituir o predicado porque não têm sentido completo. Esses complementos podem ser seguidos ou não de preposição, de modo que os verbos transitivos são classificados em verbos transitivos diretos, verbos transitivos indiretos ou verbos transitivos diretos e indiretos.

LER:   O que e RAID backup?

Quais são os verbos transitivos diretos?

Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê. Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…

Como é feita a análise da transitividade verbal?

(IFB) A análise da transitividade verbal não deve ser feita isoladamente, mas sim de acordo com o texto. O mesmo verbo pode estar empregado ora intransitivamente, ora transitivamente, ora com objeto direto, ora com objeto indireto.

Quais são os verbos transitivos indiretos?

Os verbos transitivos indiretos são esses que, sozinhos, não dão um sentido completo a uma frase. Eles precisam ser complementados. Necessitam de alguma informação extra para que a imagem mental seja completa.