Qual a funcao sintatica do que?

Qual a função sintática do que?

Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce. a) Conjunção coordenativa explicativa: liga duas orações coordenadas, e a segunda oração é uma explicativa.

Qual é a função sintática do termo destacado?

Os termos destacados, quanto à função sintática, são, respectivamente: a) complemento nominal – objeto indireto – adjunto adnominal. b) objeto indireto – adjunto adnominal – complemento nominal.

Quais são as funções sintáticas dos substantivos?

Funções sintáticas dos substantivos. O substantivo é uma classe de palavras que designa os seres em geral e que pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado. Os substantivos são vocábulos com que nomeamos os seres em geral e podem exercer diferentes funções sintáticas na posição de núcleos dos sintagmas nominais.

Quais são os substantivos?

Os substantivos são vocábulos com que nomeamos os seres em geral e podem exercer diferentes funções sintáticas na posição de núcleos dos sintagmas nominais. Vamos analisar cada uma dessas diversas funções. 1. Sujeito: João está calado. A criança é a alegria da casa.

LER:   Como funcionam os algoritmos geneticos?

Como é possível que um substantivo possua diferentes classificações?

Como você pode perceber, é possível que um mesmo substantivo possua diversas classificações diferentes. O substantivo pode flexionar-se em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo e aumentativo). Muitas dessas variações já são conhecidas por serem usadas com frequência na nossa rotina.

Qual a função do substantivo na oração?

(2) Serei seu amigo. Observe que, em (1), o substantivo desempenha a função de sujeito da oração. Já em (2), o substantivo age como predicativo do sujeito. Assim, podemos perceber que essa classe de palavras, o substantivo, pode exercer diferentes funções sintáticas dentro das orações.