O que e pesquisa e producao do conhecimento?

O que é pesquisa e produção do conhecimento?

O mais importante é compreender a pesquisa como um processo de produção de co- nhecimentos para a compreensão de uma dada realidade, isto é, de conhecimentos que nos auxiliem na interpretação da realidade vivida, pois como podemos ver: Como afirma Santos (1989), ela é a “prática social de conhecimento”.

Como se dá a produção do conhecimento?

Todo cidadão produz conhecimento, que é repassado através das gerações pela oralidade, na escrita e em forma de publicações. Parte desse conhecimento pode ser registrado pela ciência, para entendimento das variáveis sociais, culturais, ambientais e outras.

Qual a relação entre a pesquisa e a produção do conhecimento?

A pesquisa gera a produção de conhecimento, visto que para se chegar a resolução de problemas oriundos na pesquisa deve-se desenvolver a produção de conhecimento. Pode – se afirmar que existem duas metodologias de pesquisa, sendo elas: o método quantitativo e método qualitativo.

LER:   Onde Situa-se o manto inferior?

Como se dá a produção do conhecimento científico como esse conhecimento chega até nós?

O conhecimento científico é um saber disciplinado que se alcança por meio de critérios como a observação, a experimentação e a crítica. Logo, a ciência é uma especialidade de pensamento – ela só é produzida a partir de pesquisas feitas por cientistas treinados.

Qual a importância da pesquisa para o conhecimento?

A pesquisa pode ser um grande instrumento na construção do conhecimento do aluno, por isso se faz necessário, sempre que possível, que o professor mande algum tema para pesquisa relacionado com o conteúdo, a fim de contribuir na construção da aprendizagem.

O que é e qual a finalidade da pesquisa na transformação do conhecimento e da sociedade?

Para Richardson (1999), pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem por objetivo gerar novos conhecimentos ou refutá-los, constituindo-se num processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza, quanto da sociedade, na qual esta se desenvolve.