Como foi descoberto o polônio?

Como foi descoberto o polônio?

Uma vez conhecido como Radium F, o polônio foi descoberto por Maria Skłodowska-Curie (Marie Curie) e seu marido, Pierre Curie, em 1898. Mais tarde, o elemento recebeu o nome da terra natal de Marie, Polônia.

Qual a abundância do polônio?

Um elemento muito raro na natureza, o polônio é encontrado em minérios de urânio em cerca de 100 microgramas por tonelada métrica. Sua abundância natural é aproximadamente 0,2\% da do rádio. Ele também foi identificado em folhas de tabaco cultivadas em determinados lugares do mundo.

Por que o polônio é radioativo?

O polônio é altamente radioativo. Todos os elementos do polônio em diante são significativamente radioativos. Esta substância dissolve-se prontamente em ácidos diluídos, mas é apenas ligeiramente solúvel em álcalis. Quimicamente, está intimamente relacionado ao bismuto e telúrio.

LER:   Onde fica localizado a Eslovaquia?

Por que o polônio é metaloide?

Como o telúrio, o polônio é classificado como metaloide, porque suas propriedades são intermediárias entre as dos metais e dos não-metais. O polônio é altamente radioativo. Todos os elementos do polônio em diante são significativamente radioativos.

O polônio foi descoberto a partir da análise radioquímica da pechblenda (minério de urânio ). Ao remover o urânio e o tório do minério, a pechblenda se tornava ainda mais radioativa, apresentando-se como um elemento químico diferente, ainda não conhecido. Estátua de Marie Curie, descobridora do polônio.

Quais os usos do polônio na indústria?

Entre o usos encontrados para o polônio na indústria, destacam-se a eliminação de eletricidade estática gerada na laminação de papel, na manufatura de laminados plásticos e na fiação de fibras sintéticas.

Por que o polônio é perigoso?

O polônio é um elemento radioativo e tóxico e o seu manuseio é muito perigoso. Mesmo o manuseio de miligramas ou microgramas de polônio-210 é considerado perigoso, e requer a utilização de um equipamento de segurança especial usado com procedimentos restritivos.

LER:   Quem tem passaporte europeu precisa de passaporte brasileiro?

Qual é o máximo de polônio permitido para um corpo humano?

O máximo de polônio permitido para um corpo humano ingerir e de somente 0,03 micro curies, que é equivalente a uma partícula que pesa somente 6,8 x 10 −12 gramas. Considerando o mesmo peso, o polônio é 2,5 × 10 11 mais tóxico que o gás cianídrico (HCN).

Qual a meia-vida do polônio?

Com exceção do isótopo 210 Po, que é o mais abundante na natureza e que possui meia-vida de 138,376 dias, todos os demais possuem meias-vidas muito curtas. A descoberta do polônio foi realizada pelo casal mais conhecido no estudo da radioatividade, Pierre Curie (1859-1906) e Marie Curie (1867-1934).



Qual a origem do nome Polônia?

Seu nome é uma referência ao país Polônia, terra natal de Marie Curie, que trabalhando em conjunto com seu marido, Pierre, isolou pela primeira vez o elemento em 1898. Na época, a Polônia ainda não existia como uma nação independente e, ao batizar o novo elemento dessa forma, Curie pretendia chamar a atenção para a crise enfrentada naquela região.

LER:   Como parar de enviar fotos para o iCloud?

Como é o polônio metálico?

O polônio é caracteristicamente metálico, além de ser um elemento radioativo com tempo de vida curto. Ele apresenta propriedades metálicas, pois se dissolve em H 2 SO 4, HF, HCl e HNO 3, formando soluções de Po II, de coloração rosa.

Qual é o nome do polônio?

O nome do polônio é uma homenagem à terra natal de Marie Curie, a Polônia. Atualmente o polônio é obtido artificialmente pela irradiação do bismuto com nêutrons em um reator nuclear, em quantidades da ordem de gramas. O metal é separado por sublimação.

Quais são os sintomas da contaminação por polônio?

Os sintomas da contaminação por polônio variam de acordo com a quantidade do material que entrou em contato com a vítima. Essa quantidade é medida em grays (Gy), unidade do sistema métrico internacional para definir a quantidade de radiação absorvida pela matéria. 100 a 200 cGy: a pessoa não sente sintoma algum imediatamente.