O que um astrolabio pode indicar?

O que um astrolábio pode indicar?

O astrolábio é um instrumento naval antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte. O astrolábio náutico era uma versão simplificada do tradicional e tinha a possibilidade apenas de medir a altura dos astros para ajudar na localização em alto mar.

É possível se orientar pelo Cruzeiro do Sul como isso acontece?

Depois que você tiver encontrado o Cruzeiro do Sul, basta prolongar o braço maior da cruz quatro vezes e meia e traçar uma linha imaginária até o horizonte para encontrar o Sul. Olhando de frente para o Sul, atrás de você estará o Norte, à direita o Oeste, e à esquerda o Leste. Cuidado!

Como podemos nos guiar pelas estrelas?

A rotação da Terra de oeste para leste faz com que as estrelas no céu, como um todo, se movimentem de leste para oeste. A direção que a estrela tomou em relação à sua posição original diz qual ponto cardeal está na sua frente. Se a estrela subiu, você está de frente para o leste.

LER:   Como recuperar dados apagados HD?

Qual é a função da Balestilha?

A balestilha é um instrumento de orientação que foi muito usado na época dos descobrimentos portugueses para orientação no mar, ajudando a determinar a latitude a que um navio se encontra. Esta mede a altura de um astro ou a distância angular entre dois astros.

Por que só é possível se orientar pela constelação Cruzeiro do Sul?

O Cruzeiro do Sul encontra-se bem próximo do Pólo Sul Celeste, o que faz com que ele só seja visto do hemisfério sul ou de regiões do hemisfério norte bem próximas do equador terrestre.

Como é possível se orientar usando o Cruzeiro do Sul?

Como a estrela polar pode servir como meio de orientação?

A estrela Polar faz parte da constelação Ursa Menor. Se nos colocarmos de frente para a Polar, encontramos o Norte e, então, às nossas costas temos o Sul, à direita o Leste e à esquerda o Oeste.

Qual é a função do balestilha?

A função da Balestilha era basicamente medir a altura do astro em relação à linha que delimita o mar do horizonte, ou a distância entre dois astros (figura 2), sendo essa medida de caráter angular.

LER:   Para que servem as ranhuras dos pneus?

Qual é a função do instrumento balestilha?

a) Balestilha Instrumento usado para medir a altura dos astros (finais do séc. XV) era composto por uma vara de secção quadrada onde deslizava uma outra na perpendicular.