O que significa uma intertextualidade?

O que significa uma intertextualidade?

A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. Um autor utiliza um recurso intertextual quando ele traz elementos de outras obras para dentro da sua, estabelecendo uma relação entre elas.

Onde a intertextualidade está presente?

A intertextualidade pode ocorrer de várias formas, nos diversos gêneros: na prosa, na poesia, nas letras de música, na publicidade, nas imagens, na pintura,…

Qual tipo de intertextualidade?

Podemos listar, sem a intenção de esgotar as possibilidades de classificação, alguns tipos de intertextualidade.

  • ALUSÃO.
  • CITAÇÃO.
  • EPÍGRAFE.
  • METÁFRASE E PARÁFRASE.
  • PARÓDIA.
  • PASTICHE.
  • PLÁGIO.
  • TRADUÇÃO.

Quando os textos conversam entre si?

A essa relação se dá o nome de intertextualidade. …

Quais são os tipos de intertextualidade?

Quais são os tipos mais comuns de intertextualidade? A citação acontece quando as ideias de um autor são trazidas para dentro de outra obra. As citações podem ser diretas, quando são copiadas e coladas do texto original, ou indiretas, quando são reescritas com outras palavras.

LER:   Quantas gotas de agua sanitaria por litro de agua para beber?

Qual a intertextualidade da tradução?

A tradução é considerada uma intertextualidade, pois para traduzir um texto é preciso interpretá-lo e reescrevê-lo da maneira mais próxima ao que pretendia o autor. Isso significa que traduzir uma obra, não é apenas reescrevê-la em outro idioma. If you can dream it, you can do it. (Walt Disney) Se você pode sonhar, você pode realizar.

Quando a intertextualidade é explícita?

A intertextualidade é explícita quando a referência ao texto-fonte é clara e de fácil percepção, não sendo necessários conhecimentos prévios específicos por parte do leitor. A intertextualidade implícita é menos evidente, não é tão fácil identificá-la e exige do leitor conhecimentos prévios.

Qual a intertextualidade da citação?

Intertextualidade: Citação A citação consiste na transcrição de trechos e frases feitos por outros autores em outro texto. Esse recurso é apresentado entre aspas ou em itálico e menciona de maneira explícita o autor de tais trechos.