Em que sentido o termo sustentabilidade evoluiu no tempo?

Em que sentido o termo sustentabilidade evoluiu no tempo?

O conceito de sustentabilidade é bastante amplo e evoluiu ao longo do tempo. No passado havia uma concentração no meio ambiente (sustentabilidade ambiental), acreditando-se que se o meio ambiente fosse preservado o planeta também seria preservado, dando-se pouca importância aos fatores econômicos e sociais.

Quando foi cunhado o termo sustentabilidade?

Este termo foi cunhado em 1987 no Relatório Brundtland da Organização das Nações Unidas que estabeleceu que desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”.

Porque houve a necessidade do homem pensar em conceitos como o de sustentabilidade?

O tempo tido como distante, em que sofreríamos os malefícios do uso irracional dos recursos naturais, é algo concreto e não mais enredo de filmes de ficção científica. Foi nesse contexto que surgiu a necessidade de se pensar em conceitos como a sustentabilidade.

Quando surgiu a sustentabilidade no Brasil?

No Brasil, a expressão “sustentabilidade”, ganhou dimensões maiores após a realização da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO), em 1992, no Rio de Janeiro. Sustentabilidade é isto, é saber suprir as necessidades presentes sem interferir nas gerações futuras.

LER:   Como se fala te amo em libras?

Qual é a origem do termo sustentabilidade?

A palavra “sustentável” provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). De acordo com essa definição, o uso sustentável dos recursos naturais deve “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas”. …

Quando surgiu o termo desenvolvimento sustentável e quem criou?

Foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatório Brundtland, um relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada em 1983 pela Assembleia das Nações Unidas.

Como o conceito de sustentabilidade se resume?

Como bem mostra o pensador Henrique Rattner, o conceito de sustentabilidade não se resume apenas explicar a realidade, exige o teste de coerência lógica em aplicações práticas, onde o discurso é transformado em realidade objetiva.

Quando começou o conceito de Desenvolvimento Sustentável?

Os primeiros ensaios sobre o conceito remontam aos anos 1970, mais precisamente a 1972, quando o termo “desenvolvimento sustentável” foi utilizado, pela primeira vez, durante a Conferência de Estocolmo, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na capital sueca. Em 1987, voltou a ser abordado no Relatório Brundtland,

LER:   Como faco para reiniciar o modo de seguranca?

Qual a noção mais moderna de sustentabilidade?

A noção mais moderna de sustentabilidade nasce da compreensão de que é necessário equilibrar os resultados econômicos com a preservação ambiental e desenvolvimento social.