Qual o significado do canone literario?

Qual o significado do cânone literário?

Pode significar relação ou catálogo importante, definido por autoridade reconhecida. Assim o cânone literário nada mais é do que uma seleção valorizada de livros, consequentemente impõe a exclusão de muitos outros, originando dessa escolha muitas controvérsias.

Qual é o cânone literário do Ocidente?

Fala-se também de um Cânone Literário do Ocidente ( Harold Bloom ), ou seja, uma lista de clássicos da literatura . A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra teve durante muito tempo uma licenciatura em Cânones e outra em Leis.

Qual é o significado de cânone?

Nota: Para outros significados de Cânone, veja Cânone (desambiguação). Um cânone ou cânon é um termo que deriva da palavra grega κανόνας, que designa uma vara utilizada como instrumento de medida, e que normalmente se caracteriza como um conjunto de regras (ou, frequentemente, como um conjunto de modelos) sobre um determinado assunto.

LER:   Quando usar profundidade?

Será que o cânone literário não está fechado?

É importante mencionar que o cânone literário não está fechado. Com o avanço da história, novos escritores podem ser considerados como clássicos e seus livros, incluídos no cânone. Devemos também ter em mente que não há um único cânone literário, mas que essas noções estão associadas a culturas específicas.

Como é composto o cânone literário ocidental?

No entanto, segundo Thomas Bonnici (2007, p.38) “o cânone literário ocidental é composto principalmente de obras escritas por autores brancos, masculinos e que pertencem às nações hegemônicas”.

Qual é o significado da palavra cânone?

Na língua portuguesa, o termo em geral significa tradição, regra, norma ou preceito. No campo histórico, para os filólogos alexandrinos, a palavra cânone era entendida como uma confecção de uma lista de autores (escritores e oradores) significativos para o estudo da língua.