Quais sao as citacões?

Quais são as citações?

Segundo a ABNT (2002), as citações são classificadas em três tipos: Citação Direta; Citação Indireta e Citação de Citação. 1. CITAÇÃO DIRETA – é a transcrição ou a cópia, no corpo do seu trabalho, de um texto, um parágrafo, uma frase ou uma expressão, usando exatamente as mesmas palavras usadas pelo autor da obra pesquisada.

Será que você deve recorrer à citação?

Suponha que você esteja fazendo um trabalho literário, e necessite do trecho de uma obra pesquisada para comprovar, dar credibilidade a sua afirmação, ou melhor, ao seu trabalho. Neste caso você terá de recorrer à citação. Portanto, a citação seria: trechos de textos consultados, considerados relevantes para a elaboração de um trabalho textual,

Como fazer a síntese de uma citação?

Podemos, ainda, se o trecho for muito longo, interpretar a idéia do autor e fazermos uma síntese. Nesse tipo de citação, não se utiliza as aspas; mas o autor, a fonte e a data de publicação devem ser citados. Não é obrigatório colocar o número de páginas, mas se o fizer deve repetir em todas as outras citações:

Que tipo de citação usamos?

2. CITAÇÃO INDIRETA – É a transcrição livre do texto, isto é, usamos nossas próprias palavras para expor a idéia do autor. Podemos, ainda, se o trecho for muito longo, interpretar a idéia do autor e fazermos uma síntese. Nesse tipo de citação, não se utiliza as aspas; mas o autor, a fonte e a data de publicação devem ser citados.

https://www.youtube.com/watch?v=Z0wuQ2ygGqc

Por que fazer uma citação em seu texto?

Por que fazer uma citação em seu texto? Bom, a citação deve ser empregada em sua redação ou qualquer que seja o tipo de texto escrito por você para dar credibilidade ao que você escreveu.

Como fazer uma citação com mais de três linhas?

1.3. Citação com mais de Três Linhas – deve ser destacada, pulando-se uma linha para iniciar a transcrição da citação, com recuo maior da margem esquerda, com tamanho da fonte menor que a utilizada no texto, sem aspas e crédito (s) do (s) autor (res) ao final da citação. Para reiniciar o texto normal, pula-se outra linha:

Como é feita a numeração no texto da citação?

A numeração no texto da citação deve ser feita de maneira única e consecutiva para todo o trabalho ou para cada capítulo. Deve ser feita, de preferência, com os números situados um pouco acima da linha de texto (sobrescrito) e ao final da citação.

1. CITAÇÕES: as citações pode ser diretas ou indiretas. A citação permite identificar a publicação onde foram obtidos a ideia, o excerto, etc. e indicar a sua localização exata na fonte. No final do trabalho, artigo, etc., uma lista das referências bibliográficas fornece a informação completa sobre a publicação da fonte.

Qual a ordem alfabética das citações?

Essa lista é apresentada pela ordem alfabética do último nome dos autores (ou do título das obras sem autores). Há uma ligação direta entre as citações e a lista das referências. Deve sempre citar os autores de onde retirou as suas ideias sob pena de estar a cometer plágio! 1.1. Citações diretas

Citação é quando mencionamos alguma informação tirada de determinada fonte, podendo ser livros, filmes, artigos ou qualquer outro tipo de conteúdo. Elas podem ser curtas, longas, diretas ou indiretas.

Como fazer uma citação indireta?

Como fazer uma citação indireta? A citação indireta é quando você expressa o pensamento de outras pessoas através de suas palavras. Ou seja, não é exatamente igual ao que você pegou no livro que consultou. Analisando a rotação do osso sobre a base, pode-se, segundo “Kapan (2001), descobrir até que ponto haverá o desenvolvimento do paciente.

Quais são as citações da ABNT?

Para você ter uma noção nas regras da ABNT existem três tipos de citações: citação direta, citação indireta e citação da citação. Saber identificar para então desenvolver corretamente é essencial para seu trabalho acadêmico, principalmente TCC!

Como colocar o nome do autor na citação?

Você sempre precisará colocar o nome do autor, ano e a página logo depois da citação, entre parênteses. Além disso o nome do autor deverá ficar em letra maiúscula, como você pôde observar no exemplo. Citação de mais de 3 linhas. A citação direta longa, com mais de três linhas, funciona de uma maneira um pouco diferente.

As citações podem ser: a) citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado; b) citação indireta: transcrição livre, baseado na obra do autor consultado; c) citação de citação: é uma citação direta ou indireta de um texto do qual não se teve acesso ao original.

LER:   Como escrever implorou?

Como fazer uma citação direta?

Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.

Como fazer citações Segundo a ABNT?

Citação direta é a transcrição na íntegra de parte da obra do autor consultado….Deve constituir um parágrafo distinto;

  1. Fonte tamanho 10;
  2. Com recuo de 4 cm da margem esquerda;
  3. O espaçamento das entrelinhas da citação deve ser simples;
  4. Entre o texto e a citação utiliza-se 1 espaço de 1,5 cm.

O que é citação e quais os tipos?

Citação é o substantivo feminino que indica o ato ou efeito de citar ou fazer referência a alguma coisa. Alguns tipos de citação abordados nas normas NBR 10520 são: Citação direta: é a transcrição literal de um texto. Quando o tamanho não passa das três linhas, a citação deve estar entre aspas duplas.

O que é citação direta exemplos?

A citação direta é a transcrição textual fiel de parte de um conteúdo de uma obra, ou seja, durante a elaboração de um trabalho acadêmico, por exemplo, foi necessário consultar um autor específico e, para o seu trabalho, alguma frase foi importante. Nesse caso, você vai copiá-la, mas vai citá-la.

Como elaborar uma citação indireta?

Como fazer uma citação indireta? Nas citações indiretas, sendo utilizado o sistema autor-data, deverá primeiramente haver a indicação do sobrenome do autor da obra consultada, seguido da data da publicação do documento. Nas citações indiretas é opcional a indicação das páginas consultadas.

Como escrever uma citação indireta?

2) Citação indireta: ocorre quando é feita a paráfrase do texto original, ou seja, o trecho é reescrito com outras palavras, mas mantendo seu sentido. Pode-se dizer que é uma espécie de tradução dentro da própria língua. Nesse caso, deve-se citar o último nome do autor do texto e o ano de publicação da obra.

Como fazer citação ABNT no Word?

Clique no final da frase que você deseja citar, vá até a guia Referências e, no grupo Citações e Bibliografia, clique em Inserir Citação. Na lista de citações em Inserir Citação, selecione aquela que você deseja usar.

Como fazer citação de citação 2021?

Além disso, a sua formatação precisa ser realizada da seguinte forma:

  1. Citação direta curta (até 3 linhas): texto escrito entre aspas. Deve-se adicionar o nome do autor seguido do ano de publicação da obra entre parênteses;
  2. Citação direta longa (mais de 3 linhas): formatação do texto com tamanho 10 e recuo de 4 cm.

Como vimos anteriormente, as citações são a parte do discurso de uma outra pessoa, esta que geralmente está diretamente ligada ao tema do trabalho a ser escrito e desenvolvido pelo pesquisador. Dessa maneira, também podemos encontrar as suas variações, sendo elas utilizadas de acordo com a necessidade de quem escreve naquele momento.

Quando pode ser cumprido o mandado de citação?

O mandado de citação pode ser cumprido em qualquer dia da semana, finais de semana, e nos feriados. De manhã ou à noite. [10] 2.2. Por Carta. 2.2.1.

Como saber se você tem seu telefone no computador?

Para saber se você já tem o aplicativo no computador, na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite Seu Telefone e selecione Seu Telefone nos resultados. Se, Seu Telefone, não estiver na lista de aplicativos, abra a Microsoft Store na lista de aplicativos e, na caixa de pesquisa na parte superior da página da Loja, digite Seu Telefone.

Quais são as citações do texto?

As citações são uma parte importante do texto, mas exigem uma consulta para serem utilizadas da maneira correta.

CITAÇÃO INDIRETA – É a transcrição livre do texto, isto é, usamos nossas próprias palavras para expor a idéia do autor. Podemos, ainda, se o trecho for muito longo, interpretar a idéia do autor e fazermos uma síntese. Nesse tipo de citação, não se utiliza as aspas; mas o autor, a fonte e a data de publicação devem ser citados.

Você sempre precisará colocar o nome do autor, ano e a página logo depois da citação, entre parênteses. Além disso o nome do autor deverá ficar em letra maiúscula, como você pôde observar no exemplo. A citação direta longa, com mais de três linhas, funciona de uma maneira um pouco diferente.

Como ordenar as citações?

Por exemplo, uma citação aparecia como [Pasteur, 1848a]. Se você escolher ISO 690 – Referência Numérica e ainda assim as suas citações não aparecerem consecutivamente, clique no estilo ISO 690 novamente e pressione ENTER para ordenar as citações de forma correta.

O principal uso da citação direta é suportar um argumento e é assim que ela geralmente aparece nos trabalhos acadêmicos, pontuando o que o pesquisador argumentou com as impressões sobre o assunto de algum nome relevante na área. Para fazer uma citação direta, basta indicar as seguintes informações e seguir os passos:

Como fazer uma citação de até 3 linhas?

Essa citação ainda é dividida entre duas regras: citações de até 3 linhas e citações de mais de 3 linhas. Veja como fazer em cada uma delas: As citações de até 3 linhas podem ficar no corpo do texto, sem formatação muito diferenciada.

Como citar o mesmo livro duas vezes?

Ou seja, quando você faz a citação da obra de um autor e logo em seguida quer citar outra obra desse MESMO AUTOR, você pode usar IDEM ou ID em vez de repetir o sobrenome desse autor. Depois do IDEM, você coloca apenas o ano da obra e a página (se for uma citação direta).

LER:   O que a Tecnologia de Informacao?

Quais os tipos de citações ABNT?

Como fazer os tipos de citações nas normas da ABNT? Talvez você já saiba, mas existem três tipos de citação: a citação direta (curta e longa), a citação indireta e a citação de citação (apud).

O que é uma citação em um processo?

Ato que convoca o réu para fazer parte do processo. Conforme definição do artigo 238 do Código de Processo Civil – CPC, é chamado “citação” o ato processual que convoca o réu, executado ou interessado, para fazer parte do processo. Trata-se de formalidade essencial para a validade do processo.

Como citar a mesma obra várias vezes?

Quando você quiser mencionar uma citação do mesmo autor, mas em obras diferentes, é necessário utilizar o tempo “idem”, que se aplica apenas “ao mesmo autor”. Nesse caso, você pode mencionar duas obras diferentes em sequência que sejam do mesmo autor utilizando o termo idem. Por exemplo: SOBRENOME DO AUTOR, Nome.

Como citar o mesmo livro com edições diferentes?

Nesse sentido, caso haja necessidade de citar a mesma obra de determinado autor, mas com edições diferentes, aconselha-se que o aluno apresente a referência de cada obra citada. A norma ABNT, em especial, não menciona orientações sobre isso, mas de modo geral, as instituições orientam dessa forma.


Quais são as normas APA?

As Normas APA – American Psychological Association são as mais utilizadas nas áreas da Psicologia e das Ciências Sociais. Nas Citações usam-se ao longo do texto (citações diretas, indiretas e citação de citação), e nas Referências bibliográficas usam-se no final do documento de acordo com a Autoria e a Tipologia de documentos.

Como citar as linhas do texto?

Citando diretamente as linhas que lhe interessam dos autores que leu – (Transcrição) De acordo com o manual APA, citações até 40 palavras devem ser incorporadas no texto e colocadas entre aspas duplas; e as citações longas, de 40 ou mais palavras devem ser feitas num bloco de linhas em destacado do texto, sem aspas.

Por que a citação deve ser feita pelo título?

Nas normas da APA a citação deve ser feita pelo do título. Título do artigo. Título da revista, local, volume, número, página inicial-página final, mês ano. Doença de Chagas: uma infecção tropical de interesse para o radiologista. Radiol. Bras., 49(6):5-6. Citação no texto* ou no final do parágrafo: (Doença de Chagas, 2016)

Qual o tamanho da citação acima de 40 palavras?

Citação acima de 40 palavras deve ser apresentada em nova linha, num bloco independente, com recuo de 0,3 cm do parágrafo da margem esquerda, sem aspas, com espaçamento simples entre linhas e a fonte segue o tamanho normal do texto Times New Roman 12. As linhas subsequentes devem acompanhar o recuo.

As citações são trechos transcritos ou informações retiradas das publicações consultadas para a realização do trabalho. São introduzidas no texto com o propósito de esclarecer ou complementar as idéias do autor. A fonte de onde foi extraída a informação deve ser citada obrigatoriamente, respeitando-se desta forma os direitos autorais.

Como citar o autor do documento não consultado?

Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Neste caso, procede-se da seguinte forma: no texto: citar o sobrenome do autor do documento não consultado, seguidos das expressões: citado por, apud, conforme ou segundo, e o sobrenome do autor do documento efetivamente consultado.

Como citar vários trabalhos de um mesmo autor?

Para a citação de vários trabalhos de um mesmo autor com a mesma data, usam-se letras minúsculas acompanhando a data; (SMITH, 1981a) (SMITH, 1981b) Quando existirem vários trabalhos de um mesmo autor, publicados em datas diferentes, cita-se o sobrenome do autor, seguido das datas entre parênteses sem espaçamento.

Qual a pontuação entre os elementos da citação?

Acesso em: 10 jan. 2019. na referência A B N T 1 0 5 20 : 20 0 2 8 AS CHAMADASA pontuação entre os elementos da citação irá depender se os autores foram mecionados dentro da sentença ou entre parênteses. Veja as possibilidades. Reis (2008) trecho citado […] Dentro da sentença Entre parênteses […] trecho citado (REIS, 2008).

Como é feita a citação direta?

citação no texto é feita pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável e pelo título da matéria. 4.1 CITAÇÃO DIRETA Nas citações diretas a chamada inclui o sobrenome do autor (ou a instituição responsável ou o título da obra) o ano de publicação da obra e, obrigatoriamente, a página. Se

Quando é utilizada a citação indireta?

Sempre dentro do padrão que a ABNT estabelece. A citação indireta também é conhecida como paráfrase. Ela é utilizada quando quem está escrevendo o texto incorpora ideias do texto original, mas as apresenta com as suas próprias palavras.

Como citar informações extraídas de outros trabalhos?

É fundamental que as informações extraídas de outros trabalhos seja devidamente referenciada e citada. Essas citações devem obedecer às normas da ABNT, que permitem que os leitores identifiquem as fontes de pesquisa do seu trabalho. Assim, a citação é a menção de informação extraída de outros documentos.

Quais são as regras de uso da citação curta?

Confira as regras de uso de cada uma delas, abaixo: A citação curta vem dentro do próprio texto, ela é uma cópia fiel do texto que você pesquisou e deve ser de no máximo 3 linhas. Neste caso é obrigatório o uso das aspas.

Citação é quando a autoria é colocado no corpo do texto. E referência, ou, para ser mais exata, referência bibliográfica (a famosa bibliografia) é a descrição dos textos que foram utilizados como fonte no trabalho. Em geral, as citações devem estar contidas nas referências.

LER:   Qual a funcao de uma valvula de retencao?

Qual a diferença entre citação e referência?

Você sabe a diferença entre citação e referência? Leia esse texto e entenda o que é cada uma e suas principais características. Citação é quando a autoria é colocado no corpo do texto. E referência, ou, para ser mais exata, referência bibliográfica (a famosa bibliografia) é a descrição dos textos que foram utilizados como fonte no trabalho.

Como a citação pode ser entendida?

A Citação pode ser entendida como um elemento que confere credibilidade ao seu trabalho científico. Ou seja, se trata da reprodução de parte de um material lido e estudado para a elaboração do trabalho, assim “comprovando” o que você narra, descreve ou disserta. Já a Referência é mais conhecida como Referências Bibliográficas ou Bibliografia.

Qual a quantidade de linhas da citação direta?

Outro ponto da 10520 que você precisa saber é sobre a quantidade de linhas da citação direta, se ela tiver mais de três linhas completas ela deve ser recuada da margem esquerda em 4 cm, e o tamanho da fonte deve ser menor que o utilizado no corpo do texto.

Qual é a citação direta?

1. Citação de Citação Direta. Esse tipo de citação obedece à seguinte ordem: Sobrenome do autor(es) original(is), em letras maiúsculas e minúsculas, seguidos (entre parêntesis) da data de publicação. O termo apud (latim = citado) ou o equivalente em português “citado por”.

Como citar outras fontes em textos acadêmicos?

Mas existem formas diferentes de citar outras fontes em textos acadêmicos, são as citações: Direta: É a mais comum das citações, pois transcreve, literalmente, um trecho da obra, respeitando todas as palavras do autor. Indireta: Se você acha que nunca usou uma citação, provavelmente não deve conhecer a citação indireta.

Qual a finalidade das citações longas?

As citações longas tem a mesma finalidade das curtas, a diferença é que a longa é utilizada para trechos maiores, com 4 ou mais linhas e possui uma formatação diferente da curta também. Iniciam na margem de parágrafo, sem deslocamento na primeira linha, e terminam na margem direita.

Como começam as linhas da citação?

Iniciam na margem de parágrafo, sem deslocamento na primeira linha, e terminam na margem direita. A segunda linha e seguintes são alinhadas sob a primeira letra do texto da citação.

Por que a citação deve ser empregada?

Bom, a citação deve ser empregada em sua redação ou qualquer que seja o tipo de texto escrito por você para dar credibilidade ao que você escreveu. Ela serve para embasar o seu ponto de vista, convencendo o leitor de que sua ideia está correta e que mais pessoas, inclusive o especialista citado por você, acreditam nela.

As citações são referências às informações extraídas de livros, filmes, periódicos, sites e outras fontes. Elas servem para esclarecer ou sustentar o assunto do texto.

Qual o conceito de citação no direito?

Agora veremos o conceito de citação no direito. A citação corresponde ao momento em que o réu passa a ter conhecimento da existência de processo em trâmite no qual ele ocupa o polo passivo. Já a intimação corresponde à ciência dos atos e andamentos do processo, geralmente ocorrendo na pessoa dos advogados das partes.

Qual a origem da citação?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Citação, para o Direito, consiste no ato processual no qual a parte ré é comunicada de que se lhe está sendo movido um processo e a partir da qual a relação triangular deste se fecha, com os três sujeitos envolvidos no litígio devidamente ligados: autor, réu e juiz — ou interessados e juiz.

Qual a natureza da citação?

A citação tem natureza de fator (ou condição) de eficácia do processo. Neste sentido se deve compreender o previsto nos arts. 115, II, 240, 241 e 312 do CPC. Vale dizer, somente depois de citado o sujeito é que se pode impor sobre sua esfera jurídica os efeitos advindos do processo.

Por que uma citação direta longa deve estar afastada do texto?

Por isso, diante das regras estabelecidas pela ABNT, uma citação direta longa deve estar afastada do texto anterior, bem como apresentar uma formatação diferente das demais. Isso é feito para dar maior destaque à informação, além de representar um trecho maior do autor escolhido.

Como fazer a citação do trecho do texto?

De acordo com Gough (1972, p. 59, apud NARDI, 1993, p. 94), “o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.” A segunda opção para fazer a citação do trecho seria incluir o apud no final da frase:

As citações utilizam-se para identificar um recurso de informação referente a uma ideia ou pensamento de um autor, de forma a evitar o plágio e de modo a que o leitor possa aceder à fonte primária da informação. O método de citação utilizado pelo estilo APA é autor‐data.

Qual a melhor ferramenta para gerar citações?

Esta ferramenta online é rápida, 100\% rigorosa, com uma interface simples e intuitiva e totalmente gratuita. O gerador de citações APA BibGuru irá ajudar-te a te concentrares no conteúdo do teu trabalho, em vez de te preocupar em fazer a tua lista de referências.

Como funcionam as citações no texto?

Para citações no texto, o estilo APA usa o sistema de citação autor-data. Este sistema permite que os leitores encontrem as fontes citadas no texto e na lista de referências, onde cada fonte é listada por ordem alfabética. É assim que as citações em texto funcionam:

Como elaborar uma lista de referências bibliográficas?

A forma como deverá ser elaborada uma lista de referências bibliográficas no final de um trabalho científico, os elementos que devem compor as referências, a respetiva ordem e a forma como deverão ser corretamente transcritos.