Como conjuga o verbo ler?

Como conjuga o verbo ler?

Gosto de ler livros e revistas….ler.

eu leio
ele, ela, você
nós lemos
vós ledes
eles, elas, vocês leem

O que é verbo no gerúndio exemplos?

Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou.

O que é verbo gerúndio exemplos?

O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.

Qual é o passado de ler?

ler

Indicativo
Presente Pretérito imperfeito Pretérito perfeito
leio lês lê lemos ledes leem lia lias lia líamos líeis liam li leste leu lemos lestes leram
Conjuntivo / Subjuntivo
Presente Pretérito imperfeito Futuro
LER:   Quais dicas de comunicacao para idosos?

Qual o significado do gerúndio?

Muito conhecido atualmente, em função de sua utilização exagerada e incorreta, chamada de “gerundismo”, o gerúndio indica sempre uma ação em andamento, algo não finalizado, que está em sendo realizado. Pode, portanto, desempenhar a função de um adjetivo ou de um advérbio.

Qual o pretérito do gerúndio?

O gerúndio pode ter valor de pretérito quando utilizado na forma composta. Neste caso, ele sinaliza algo em desenvolvimento que, no entanto, já está finalizado quando falamos dele. Tendo realizado, por conferência, várias reuniões que provaram ser improfícuas, apliquei o protocolo de demissões. Estando acabada essa reunião, vou para casa.

Como ocorre a formação do gerúndio?

Para esclarecer, a formação do gerúndio ocorre da seguinte forma: 1ª conjugação: ANDO; 2ª conjugação: ENDO; 3ª conjugação: INDO. Já a forma nominal no infinitivo, o verbo apresenta a forma original, ou seja, ele não sofre conjugação. Para facilitar, é bom lembrar das terminações: AR, ER e IR.

Qual a função do gerúndio na oração?

Dependendo de sua posição na oração, o gerúndio pode interferir no tempo da frase. Vejamos alguns exemplos na utilização do gerúndio: – se estiver no início da oração principal, indica algo imediatamente anterior (Terminando o treino, todos estarão exaustos) ou ainda uma ação prolongada que ocorre durante a ação principal.

LER:   Como baixar o driver AMD?