Como aplicar essas estrategias de leitura?

Como aplicar essas estratégias de leitura?

Segundo Duke e Pearson essas estratégias de leitura devem ser aplicadas antes, durante e depois da leitura. Mas como? Antes mesmo de iniciar a leitura do texto, propriamente dito, é possível fazer uma análise, observar as ilustrações, gráficos, identificar palavras-chaves, termos importantes.

Qual é o processo de leitura?

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto a partir do que está buscando nele, do conhecimento que já possui a respeito do assunto, do autor e do que já sabe sobre a língua e características do gênero, do portador ou do sistema de escrita…

Qual a importância da leitura?

Lembre-se que a leitura é uma atividade complexa de produção de sentido. Sua importância reside no desenvolvimento das habilidades mentais, na compreensão do mundo e na ampliação dos conhecimentos, a partir dos diversos textos que o compõe (verbal e não-verbal). Que tal ler mais sobre esse tema?

LER:   Tem algum problema o casal ter o mesmo tipo de sangue?

Quais são os objetivos da leitura?

Mesmo com diferentes objetivos, seja por prazer, para se informar ou memorizar um conteúdo, a prática da leitura é essencial para ampliar o vocabulário, melhorar a escrita, fortalecer o raciocínio e principalmente desenvolver a habilidade para interpretação de texto .

Quais são as estratégias de aquisição da leitura?

Nessa abordagem veremos apenas as mais aplicáveis à aquisição da leitura: • Seleção cognitiva: síntese das ideias principais. • Estratégias de antecipação: tornam possível prever o que ainda esta por vir. Com base em informações explicitas e em suposições. Se a linguagem não for muito rebuscada e o conteúdo não for muito novo.

Como variar a leitura dos textos?

Variar a leitura dos textos Outra boa estratégia de leitura é variar o tipo de texto que se lê, de forma que a abordagem de cada um é diferente bem como seu conteúdo; e isso ampliará ainda mais sua compreensão.