Que na funcao de objeto direto?

Que na função de objeto direto?

O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.

Como fazemos para saber se é objeto direto de um exemplo?

As crianças esperavam os pais. O objeto direto pode vir precedido de preposição: é chamado objeto direto preposicionado. Tal preposição ocorre por razões várias e não pela exigência obrigatória do verbo. Ex.: Estimo aos meus colegas.

Qual a importância do objeto direto?

Quando o objeto direto é expresso por mais do que uma palavra, a palavra que tem mais importância é o seu núcleo. Nos exemplos acima, os núcleos do objeto direto são: livros, filho, José e amigos. O objeto direto pode ser representado por: A vizinha abandonou o gato. Não esperava um não.

LER:   Quais os tipos de transtornos da personalidade?

Quais são os objetos diretos?

Pratique um pouco, faça as perguntas “o que” ou “quem” para a segunda e terceira oração dos exemplos e encontre o objeto direto delas. Os termos usados como objetos diretos, na maioria das vezes, são representados por: substantivos, pronomes substantivos, pronomes oblíquos átonos e orações subordinadas substantivas objetivas diretas.

Quando o objeto direto é expresso por mais do que uma palavra?

Quando o objeto direto é expresso por mais do que uma palavra, a palavra que tem mais importância é o seu núcleo. Nos exemplos acima, os núcleos do objeto direto são: livros, filho, José e amigos. O objeto direto pode ser representado por: A vizinha abandonou o gato.

Por que os termos são usados como objetos diretos?

Os termos usados como objetos diretos, na maioria das vezes, são representados por: substantivos, pronomes substantivos, pronomes oblíquos átonos e orações subordinadas substantivas objetivas diretas. Tiago comeu o sanduíche de atum. Meus vizinhos abandonaram o gato na rua. Esperei o desfile da Mangueira cheio de expectativas.

LER:   Qual o ponto de congelamento da agua salgada?