Qual adjetivo de proativo?

Qual adjetivo de proativo?

Significado de Proativa adjetivo Que antecipa possíveis problemas buscando resolvê-los antecipadamente: pessoa proativa. Que busca antecipar necessidades ou alterações futuras. Que age por antecipação ou pensa de maneira antecipada; antecipatório: medidas proativas para resolução dos problemas do bairro.

É pró-ativo ou proativo?

UOL Educação: proativo se escreve sem hífen de acordo com a nova ortografia.

E pro atividade ou proatividade?

Capacidade que alguém ou algo tem de fazer com que determinadas coisas aconteçam ou se desenvolvam. Ver também resposta à dúvida: pró-actividade / proactividade. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: proatividade.

Como escreve a palavra proativo?

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: proativamente. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: proactivamente.

Qual o adjetivo do proativo?

Proativo, derivado do termo em Língua Inglesa proactive, é usado para definir alguém que age antecipadamente a fim de evitar problemas futuros, resolvendo-os e criando soluções de forma adiantada. Note algumas frases de aplicação do adjetivo:

LER:   Qual e o protocolo responsavel por envio de e-mail?

Qual a diferença entre proativo e pró-ativo?

Em proativo, ocorre a junção do prefixo átono pro- ao adjetivo ativo: pro- + ativo. Em pró-ativo, ocorre a junção do prefixo tônico pró- ao adjetivo ativo: pró- + ativo. Existe, assim, uma diferença na pronúncia das duas palavras: em proativo, a vogal o é pronunciada de forma fechada (ô); em pró-ativo a vogal o é pronunciada de forma aberta (ó).

Qual a origem da palavra pró-ativo?

No entanto, as palavras proativo e pró-ativo são igualmente aceitas, segundo o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (VOLP). Isso ocorre porque a palavra tem duas origens distintas na sua formação. A primeira é a integração à língua portuguesa por meio de um neologismo originado do vocábulo inglês proactive.

Qual é o prefixo pró-ativo?

O prefixo pró – tem origem latina e exprime as ideias de “diante de”, “sobre”, “a favor de”, “segundo”, “conforme”. Quando for tônico (neste caso, com acento agudo) e autônomo, sempre deve ser seguido por hífen. No entanto, as palavras proativo e pró-ativo são igualmente aceitas, segundo o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (VOLP).

LER:   Porque o planeta Urano tem 27 luas?