Qual a diferenca principal entre texto e discurso?

Qual a diferença principal entre texto e discurso?

Texto: unidade linguística concreta, percebida pela audição (na fala) ou pela visão (na escrita), que possui um sentido e apresenta uma intenção comunicativa. Discurso: atividade comunicativa, constituída de texto e com texto discursivo (interlocutores, finalidade, contexto, etc.).

Quem discursa na ONU?

António Guterres
Discurso do secretário-geral da ONU à Assembleia Geral – 21 de setembro de 2021. Discurso do secretário-geral da ONU, António Guterres, na abertura dos debates da 76ª sessão da Assembleia Geral, em 21 de setembro de 2021.

O que é argumentação e análise de discurso?

Em todos os casos, a argumentação é inseparável do funcionamento global do discurso, e deve ser estudada no quadro da Análise do Discurso. Isso permite, com efeito, examinar a inscrição da argumentação na materialidade linguageira e em uma situação de comunicação concreta.

LER:   Quais foram os biomas mais afetados?

Qual é a diferença entre fala e discurso?

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.

Quais são os tipos de discurso?

A análise de um discurso deve, portanto, considerar o contexto em que se encontra, assim como as personagens e as condições de produção do texto. Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre.

Como fazer o discurso na frente de alguém?

A parte mais essencial do discurso é o momento do agradecimento; o resto pode ser cortado, se necessário. Pratique na frente de alguém que te deixa nervoso. Se você não é muito chegado em falar em público, tente fazer o discurso na frente de pessoas que deixam você com frio na barriga.

Por que o discurso é uma prática social?

Sendo assim, todo discurso é uma prática social. A análise de um discurso deve, portanto, considerar o contexto em que se encontra, assim como as personagens e as condições de produção do texto. Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre.

LER:   Como acabar com ligacões indesejaveis?

Como fazer um discurso sobre o seu chefe?

Fale sobre algo que envolva seus colegas de trabalho, chefe ou outras pessoas na plateia. Se quiser, comece seu discurso com essa história e use-a como base para tecer seus agradecimentos. Mencione as pessoas que ajudaram você. É um belo gesto dar crédito às pessoas que ajudaram você a alcançar os objetivos que o levaram a ser premiado.