Quais sao os tipos de literatura?

Quais são os tipos de literatura?

em busca de resposta a uma pergunta específica. “Literatura” cobre todo o material relevante . que é escrito sobre um tema: livros, artigos de periódicos, artigos de jornais, registros . históricos, relatórios governamentais, teses e dissertações e outros tipos. Tipos de revisão da literatura .

Qual é o conceito de literatura?

Trata-se, portanto, de uma manifestação artística, em prosa ou verso, muito antiga que utiliza das palavras para criar arte, ou seja, a matéria prima da literatura são as palavras, tal qual as tintas é a matéria prima do pintor. De tal maneira, o conceito de literatura também pode compreender o conjunto de estórias fictícias inventadas por

Qual é a matéria prima da literatura?

Trata-se, portanto, de uma manifestação artística, em prosa ou verso, muito antiga que utiliza das palavras para criar arte, ou seja, a matéria prima da literatura são as palavras, tal qual as tintas é a matéria prima do pintor.

Qual a forma de se entender a literatura?

Se antes as “belas letras” eram compostas por composições em verso que seguiam uma estrutura formal de acordo com critérios estabelecidos desde a antiguidade, agora, com o advento e a popularização do romance, a forma de se entender a literatura foi modificada e novos gêneros textuais foram ganhando espaço.

Dentro dos textos narrativos, nós iremos encontrar vários tipos de literatura, que podem ser classificadas como ficcionais, de um mundo criado pelo autor, ou não ficcionais, baseadas na realidade de fatos.

LER:   Quais sao os procedimentos para o dimensionamento da distancia de separacao entre edificacões?

Qual a classificação da literatura clássica?

Os tipos de literatura nem sempre foram classificados da mesma forma. A divisão clássica, que nasce na Antiguidade, é dividida da seguinte forma: Narrativa ou Épica, Lírica e Dramática. Os grandes responsáveis por essa classificação foram os filósofos Platão e Aristóteles.

Quais são as principais características do texto literário?

Quais são as principais características do texto literário? O texto literário se diferencia do texto referencial, sobretudo, por sua carga estética. Esse tipo textual exerce uma linguagem ficcional, além de fazer referência à função poética da linguagem. O professor Eduardo Valladares explica um poucos mais sobre isso, dá só uma olhada:

Como classificar um livro com um tipo literário?

Classificar um livro com um tipo literário, significa dar a ele uma categoria de composição literária. Nesse caso, podem ter sido usados alguns critérios específicos como: sintáticos, semânticos, formais, contextuais, entre outros. Dessa primeira classificação podem surgir uma segunda referência, colocada com um subgrupo.

Qual a função da literatura?

Função da Literatura A arte literária representa recriações da realidade produzidas de maneira artística, ou seja, que possui um valor estético, donde o autor utiliza das palavras em seu sentido conotativo (figurado) para oferecer maior expressividade, subjetividade e sentimentos ao texto.

Tipos de Literatura Que Existem

  • Literatura Infanto-juvenil.
  • Literatura Infantil.
  • Literatura de Cordel.
  • Literatura Adulta.
  • Literatura Cientifica.
  • Literatura Popular.
  • Literatura Humorística.
  • Literatura Religiosa.

O que é a Literatura Comparada?

A Literatura Comparada é o ramo da Literatura que relaciona a obra de um escritor, com suas particularidades culturais, sociais e históricas, com a de outros escritores e áreas do saber e das artes, como a Filosofia, a Psicologia, o Cinema, o Teatro, etc.

Quando é que surgiu a literatura?

Certos tempos primários podem ser considerados como os primeiros passos da literatura. Exemplos muitos antigos são Epopeia de Gilgamexe, datada de aproximadamente 2 000 a.C., e o Livro dos mortos, escrito em Papiro aproximadamente no ano 1600 a.C., mais provavelmente na data do século XVII a.C..

LER:   Qual o valor de kW da agua?

Quais são os 2 tipos de gêneros literários?

Gêneros Literários

  • Gênero lírico: inclui os textos poéticos de caráter sentimental revelando as emoções do poeta, por exemplo, os sonetos.
  • Gênero narrativo (anteriormente chamado de épico): narra uma história com personagens, situados em um tempo e um espaço, por exemplo, um romance.

Qual é o documento da língua portuguesa que dá início à literatura?

Carta de Pero Vaz de Caminha
A Carta de Pero Vaz de Caminha escrita para Manuel I de Portugal foi o primeiro documento. A literatura do Quinhentismo está classificada como literatura informativa e de catequese.

Como foi dividido o período clássico na literatura portuguesa?

Esse longo tempo pode ser dividido em três períodos: o primeiro, encerrado em 1580, quando a literatura do país recebeu influências da Itália e da França; o período Cultista, até 1756, data da fundação da Arcádia Lusitana, influenciado por Petrarca e com influência de Gôngora e Quevedo, na Espanha, e Marini, na Itália; …

O que é literatura comparada PDF?

A literatura comparada é um ramo da história literária: é o estudo das relações espirituais entre as nações, relações de fato que existiram entre Byron e Púchkin, Goethe e Carlyle, Walter Scott e Vigny, entre as obras, as inspirações, até entre as vidas de escritores pertencentes a várias literaturas 6.

Qual o objetivo central da literatura comparada?

Literatura Comparada é o ramo da Teoria Literária que estuda, através da comparação dos diferentes textos literários junto de seus grupos linguísticos, como, as regras gramaticais, intertextualidades, culturas e nacionalidades, pontos que buscam uma relação de aproximação ou afastamento, sendo possível entre dois ou …

Qual é a origem da literatura?

A história da literatura estuda os movimentos literários, artistas e obras de uma determinada época com características gerais de estilo e temáticas comuns, e sua sucessão ao longo do tempo. Cada escola literária representa as tendências estético-temáticas das obras literárias produzidas em uma determinada época.

LER:   O que e o Atma E o Brahman para o budismo?

Onde surgiu o termo literatura?

Literatura é uma palavra com origem no termo em latim littera, que significa letra. A literatura remete para um conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta. Existem diversas definições e tipos de literatura, pode ser uma arte, uma profissão, um conjunto de produções, e etc.

Qual é a função da literatura?

Não há, portanto, como dizer qual é a função da Literatura. Não obstante, é possível dizer que ela tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão. Por meio do texto literário, é possível compreender a si mesmo e às diversas dinâmicas sociais do mundo.

Quais são os “literários”?

Podemos classificar como “literários” todos os textos que têm uma função artística, prezando pela estética e pela subjetividade para construir narrativas ficcionais com base em acontecimentos do cotidiano, memórias, reflexões, abstrações e outras fontes diversas de inspiração.

Quais são os exemplos de texto literário?

Exemplos de texto literário Como primeiro exemplo de texto literário, vamos citar um dos poemas mais conhecidos da literatura brasileira: No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade: No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho

Qual é o conceito da literatura?

• Afrânio Coutinho, em suas “Notas de Teoria Literária”, contribui com este magnífico conceito: A literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada, através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade.

Qual a definição mais antiga da literatura?

A definição mais antiga comumente usada pelos teóricos da Literatura é aquela construída por Aristóteles. Para o pensador grego, a Literatura seria uma imitação ou representação da realidade mediante as palavras. Na época, o filósofo ainda dividiu a Literatura em três categorias ou gêneros clássicos – o lírico, o épico e o dramático.