O que e uma pandemia?

O que é uma pandemia?

Uma enfermidade se torna uma pandemia quando atinge níveis mundiais, ou seja, quando determinado agente se dissemina em diversos países ou continentes, usualmente afetando um grande número de pessoas. Quem define quando uma doença se torna esse tipo de ameaça global é a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Qual a diferença entre pandemia epidemia?

Uma pandemia é a disseminação mundial de uma doença (epidemia). Ela pode surgir quando um agente infeccioso se espalha ao redor do mundo e a maior parte das pessoas não são imunes a ele. Em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários porque ela se estende a várias regiões do planeta.

Como definir o que é uma doença?

Perante a dificuldade em definir em concreto o que é uma doença (dado que cada individuo o faz de acordo com as suas próprias vivências), existem vários conceitos que podem ser utilizados, de acordo com o contexto, como sinónimos: patologia, indisposição, padecimento, anormalidade, perturbação, desordem, desequilíbrio e alteração, entre outros.

LER:   Quantos sois tem Jupiter?

Qual a causa de uma doença?

Doenças são frequentemente interpretadas como condições médicas que são associadas a sintomas e sinais específicos. Uma doença pode ser causada por fatores externos tais como agentes patogénicos ou por disfunções internas.

Quais são os tipos principais de doenças?

Há quatro tipos principais de doença: doenças infeciosas, doenças de deficiência, doenças hereditárias (o que inclui tanto doenças genéticas quanto doenças hereditárias não-genéticas) e doenças fisiológicas. Doenças podem também ser classificadas de outras maneiras, tais como doenças transmissíveis versus não-transmissíveis.

Como se descreve a doença em humanos?

Em humanos, doença é frequentemente usada amplamente para se referir a qualquer condição que causa dor, disfunção, desconforto, sentimento de incapacidade, anormalidades negativas e problemas sociais ou morte à pessoa afligida, ou problemas similares àqueles em contacto com a pessoa.