Como se forma o plural de uma palavra?

Como se forma o plural de uma palavra?

Regras do plural

  • Palavras terminadas em vogais, ditongo oral e “n”, formam plural com o acréscimo do “s”.
  • Palavras terminadas em “m”, formam plural em “ns”.
  • Palavras terminadas em “r” e “z”, formam o plural pelo acréscimo de “es”.
  • Palavras terminadas em “al”, “el”, “ol”, “ul” formam plural trocando o “l” por “is”.

Como se forma o plural dos substantivos compostos?

Norma geral: nos substantivos compostos vão para o plural apenas as palavras que forem substantivo ou adjetivo, inclusive ambos juntos. Os demais, de forma geral, não variam. – O guarda-chuva, os guarda-chuvas (verbo + substantivo). – O abaixo-assinado, os abaixo-assinados (advérbio + adjetivo).

Qual a diferença entre o plural e o plural?

O singular e o plural indicam a flexão em número das palavras. O plural indica dois ou mais seres. Embora existam diversas classes gramaticais que admitem flexão em número: substantivos, adjetivos, artigos, pronomes, numerais e verbos, as regras de formação do plural da língua portuguesa incidem na formação do plural dos substantivos.

LER:   O que leva uma pessoa a ficar na defensiva?

Qual a regra de formação do plural da língua portuguesa?

Embora existam diversas classes gramaticais que admitem flexão em número: substantivos, adjetivos, artigos, pronomes, numerais e verbos, as regras de formação do plural da língua portuguesa incidem na formação do plural dos substantivos. A principal regra de formação do plural indica que se deve acrescentar -s à palavra no singular:

Quais são os substantivos mais usados no plural?

Nota: Alguns substantivos são usados maioritariamente no plural: parabéns, óculos, trevas, afazeres, confins,… As regras acima expostas se referem à formação do plural de substantivos simples. As regras de formação do plural dos substantivos compostos são diferentes. Pode ocorrer:

Como ocorre a formação do plural dos substantivos?

As regras de formação do plural dos substantivos compostos são diferentes. Pode ocorrer: apenas a flexão do primeiro elemento que forma a palavra, como em as canas-de-açúcar; a não flexão dos elementos, que se mantêm invariáveis, como em os cola-tudo.

https://www.youtube.com/watch?v=nQC3iTcVy6g