Como se escreve contagiosa?

Como se escreve contagiosa?

Significado de Contagioso adjetivo Que passa pelo contato; que se transmite ou se propaga por contágio e para ele serve de vínculo: doença contagiosa; bactéria contagiosa.

Qual o verbo que deriva da palavra contágio?

Contagio vem do verbo contagiar. O mesmo que: contamino, gafo.

O que é se contagiar?

[Figurado] Espalhar-se, propagar-se.

Quando a pneumonia é contagiosa?

A pneumonia, por exemplo, não é contagiosa. Mesmo se alguém tossir na sua frente, só é possível ser infectado caso os mecanismos de defesa do corpo falhem, como em casos de câncer, desnutrição, doença pulmonar prévia ou de outro órgão, alteração do sono, e até estresse.

Como separar contágio?

Quantas sílabas tem contágio? 3 sílabas (no Brasil), ou 4 sílabas (no Portugal e restante CPLP). No Brasil é uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba. No Portugal e restante CPLP, é uma palavra proparoxítona (acento tónico na antepenúltima sílaba).

LER:   Qual a chance de eu ser atingida por um raio?

Qual é o sinônimo de contagiar?

1 transmitir. Acometer: 2 afetar. 3 contaminar, gafar.

Qual a diferença entre contaminar e contagiar?

Vamos lá? De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, contagiar significa «transmitir doença contagiosa a (alguém) ou adquiri-la; contaminar(-se)» ou «exercer influência sobre; afectar, atingir» e «ter um efeito perversivo sobre, corromper».

Qual a diferença entre substantivo e verbo?

Substantivos e verbos são duas das principais categorias de partes do discurso. É impossível criar uma frase significativa sem identificar a diferença entre substantivo e verbo. o principal diferença entre substantivo e verbo é que substantivo refere-se a uma pessoa, lugar, coisa ou ideia enquanto que verbo se refere a uma ação.

Por que os verbos indicam o que essa coisa faz?

Os verbos indicam o que essa coisa faz. Uma pessoa é mentirosa porque diz mentiras e não para de mentir. Uma pessoa é alegre porque tem alegria e consegue alegrar os outros. Uma pessoa é simpática porque tem simpatia e consegue simpatizar com os outros.

Qual o significado da palavra contagiante?

Por sua vez, contagiante (de « contagiar + – nte ») significa «que contagia» e, em sentido figurado, «que se propaga pela intensidade, pelo poder de influência etc.; contagioso» («gargalhada contagiante» ou «ideias contagiantes»).

LER:   Qual a palavra correta enfermeira ou enfermeira?

Quais são os verbos transformados em substantivos?

Exemplos de verbos transformados em substantivos. Aqui temos os verbos e então o substantivo de cada verbo. Partir – A partida. Chegar – A chegada. Empregar – O emprego. Trabalhar – O trabalho. Proibir – A proibição. Permitir – A permissão. Pintar – A pintura.