Quais sao os principais representantes do modernismo brasileiro?

Quais são os principais representantes do modernismo brasileiro?

No Brasil, ele é dividido em três fases distintas, que, juntas, englobam o período de 1922 a 1978. Conta com autores como Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Ferreira Gullar e Clarice Lispector. Já em Portugal, o maior nome do modernismo é Fernando Pessoa.

Quando começou o Modernismo no mundo?

1922
Essa fase teve início em 1922, com a Semana de Arte Moderna e se estendeu até 1930. Período em que surgiram alguns grupos como o Pau-Brasil, Antropófago e Verde-Amarelismo, a Fase Heroica evidenciou uma ruptura com o passado na linguagem literária.

Quais são as particularidades do movimento modernista?

Tanto na literatura como nas demais vertentes artísticas, podemos elencar como particularidades das obras modernistas: Ironia e espírito cômico. No Brasil, o movimento modernista se consolidou com a Semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922 no Theatro Municipal, em São Paulo.

LER:   Qual e o maior organismo?

Quando surgiu o modernismo?

O modernismo surgiu ao redor do mundo no século XX, bem no período de intervalo entre as duas Grandes Guerras Mundiais, ou seja, entre 1918 e 1939. Você pode, inclusive, testar os seus conhecimentos com algumas questões sobre a Primeira Guerra.

Quais são os principais artistas do modernismo?

Principais artistas e obras do modernismo 1 Carlos Drummond de Andrade 2 Cecília Meireles 3 Clarice Lispector 4 Érico Veríssimo 5 Graciliano Ramos 6 Guimarães Rosa 7 João Cabral de Melo Neto 8 Jorge Amado 9 Manuel Bandeira 10 Mário de Andrade

Quais são os movimentos musicais modernistas?

Os movimentos musicais modernistas são o dodecafonismo, o neoclassicismo e as escolas nacionais (que exploram o folclore de cada país), predominantes internacionalmente de 1910 a 1950. Heitor Villa-Lobos é o principal compositor no Brasil e consolida a linguagem musical nacionalista.