O que e um peroxido?

O que é um peróxido?

Os peróxidos são uma subclasse dos óxidos e apresentam compostos binários com oxigênio que são capazes de reagir com água e ácidos. Os peróxidos são uma classe dos óxidos composta por substâncias binárias, isto é, formadas por dois elementos químicos diferentes.

Quais são os peróxidos?

Você pode acompanhar abaixo os exemplos de alguns peróxidos com seus respectivos nomes:

  • Ag2O2 – Peróxido de prata.
  • Na2O2 – Peróxido de sódio.
  • K2O2 – Peróxido de potássio.
  • CaO2 – Peróxido de cálcio.
  • MgO2 – Peróxido de magnésio.
  • H2O2 – Peróxido de hidrogênio.

O que é um peróxido exemplos?

Peróxidos são compostos que apresentam em sua estrutura o grupo (O2)2-, e que, ao reagirem com água ou com ácidos diluídos, produzem água oxigenada (H2O2). O peróxido mais conhecido é o peróxido de hidrogênio que em solução aquosa é denominado água oxigenada. …

LER:   Quais sao as erupcões explosivas?

Qual é a diferença entre um óxido é um peróxido?

Então, como diferenciar esses três compostos? A diferença está no NOX que o oxigênio apresenta nessas três substâncias. Em um óxido, o NOX é sempre -2, e, nos peróxidos, o NOX é sempre -1. Já nos superóxidos, o NOX do oxigênio é igual a -1/2.

Como saber se um elemento é peróxido?

Na fórmula do composto, temos a presença do elemento prata, logo, o nome é peróxido de prata. Na fórmula do composto, temos a presença do elemento hidrogênio, logo, o nome é peróxido de hidrogênio. Na fórmula do composto, temos a presença do elemento estrôncio, logo, o nome é peróxido de estrôncio.

Para que serve o peróxido de hidrogênio?

O peróxido de hidrogênio difere da água apenas pela adição de uma molécula de oxigênio extra. Mas essa molécula extra a transforma em um poderoso oxidante. De acordo com o Centers for Disease Control (CDC), o peróxido de hidrogênio mata leveduras, fungos, bactérias, vírus e esporos de fungos.

O que é peróxido e superóxido?

A nomenclatura de peróxidos e superóxidos é uma importante ferramenta utilizada para diferenciá-los dos óxidos. Eles pertencem ao grupo inorgânico dos óxidos e apresentam na sua constituição dois elementos químicos apenas (binários), sendo um deles obrigatoriamente o oxigênio.

LER:   Qual o nome dado aos caules que crescem para fora da Terra de 2 exemplos?

O que são peróxidos onde são utilizados?

Aplicações dos peróxidos Catalisadores de reações químicas; Os peróxidos iônicos podem ser utilizados para a obtenção de bases inorgânicas quando reagem com a água; Os peróxidos iônicos podem ser utilizados para a obtenção de sais inorgânicos quando reagem com ácidos; Branqueamento do papel.

O que são peróxidos Cite quatro exemplos e de o nome de cada um?

Os peróxidos são substâncias compostas por dois átomos de oxigênio que se ligam entre si e, por isso, possuem em sua fórmula o grupo (O2)2-. Exemplos: H2O2 (peróxido de hidrogênio ou água oxigenada) Na2O2 (peróxido de sódio)

Como saber se um óxido e ácido ou base?

Química

  1. Óxidos neutros: eles não reagem com água, ácido ou base, são covalentes, ou seja, sua composição é de ametais.
  2. Óxidos básicos: o metal presente em sua fórmula, geralmente apresenta “carga elétrica” +1 e +2, ou seja, possuem caráter iônico.
  3. Óxidos ácidos: são formados por ametais e apresentam caráter covalente.

Qual o nome do peróxido de hidrogênio?

LER:   Qual e o aterro sanitario?

Na fórmula do composto, temos a presença do elemento hidrogênio, logo, o nome é peróxido de hidrogênio. Na fórmula do composto, temos a presença do elemento estrôncio, logo, o nome é peróxido de estrôncio. Os peróxidos iônicos podem ser utilizados para a obtenção de bases inorgânicas quando reagem com a água;

Quais são os peróxidos comuns da água oxigenada?

De acordo com o grau de dissolução, a água oxigenada também pode ser usada para branquear tecidos ou papéis, para produzir certos óleos ou como reactivo. Outros peróxidos comuns são o peróxido de benzoilo, o peróxido de sódio, o peróxido de manganésio e o peróxido de acetona.

Por que os peróxidos causam acidentes?

Os peróxidos têm a capacidade de provocar estalidos ou fogo quando entram em contacto com uma substância inflamável. Devido a esta particularidade, o trabalho num laboratório com este tipo de elementos deve ser muito cuidadoso, uma vez que os acidentes podem ser potencialmente letais.

Como combinar o oxigênio com o óxido?

Combinação de um corpo simples com a maior porção de oxigênio, que ele póde absorver. (De per… + óxido)