Como a musica se propagou no periodo de ditadura militar e porque a linguagem abordada era predominantemente figurativa *?

Como a música se propagou no período de ditadura militar é porque a linguagem abordada era predominantemente figurativa *?

As músicas da ditadura militar expressavam o descontentamento dos artistas com as barbáries cometidas durante esse período da história brasileira. E assim como as peças de teatro, filmes, poesias e outras obras elaboradas nesse período, a produção musical estava susceptível à censura por parte dos militares.

Qual a relação do MPB com a ditadura militar?

A MPB como recipiente de protestos contra a ditadura militar: as metáforas, carregadas de vozes contra o regime autoritário. A Música Popular Brasileira teve um papel fundamental na disseminação de mensagens contra o sistema político opressor que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985.

LER:   Qual e o valor de uma cintilografia?

Quais as consequências da ditadura militar para a música brasileira?

A Música Popular Brasileira começa a atingir as grandes massas, ousando a falar o que não era permitido à nação. Diante da força dos festivais da MPB, no final da década de sessenta, o regime militar vê-se ameaçado. A MPB sofreu amputações de versos em várias das suas canções, quando não eram totalmente censuradas.

Como eram as músicas na ditadura militar?

A partir dos anos 1950, o Brasil passou por uma ebulição musical nunca antes vista, com um caldeirão de movimentos: bossa nova, jovem guarda, tropicalismo, música de protesto. Os festivais de música brasileira despertavam paixões no público, com vaias e aplausos calorosos.

Qual a metáfora em músicas?

Metáfora em músicas As metáforas possuem um grande valor em construções poéticas, como em músicas, devido a capacidade que as analogias tem de gerar um efeito muito bonito nas associações e comparações implícitas que elas fazem.

Qual a interpretação de uma metáfora?

A interpretação literal de uma metáfora seria, muitas vezes, incoerente, como no exemplo descrito acima. 2. A casa deles era uma prisão Nesta frase, é possível compreender que a casa à qual a frase se refere funcionava em um regime sem liberdade, ou com o clima ruim, em que as pessoas eram presas, no sentido não literal.

LER:   E o conjunto de todas as populacões que vivem em determinada area em certo tempo?

Como funciona a metáfora no discurso?

Como vimos no poema e na música dos tópicos anteriores, a metáfora funciona por meio de associações que somos capazes de perceber e conferir sobre terminadas termos, transformando-os e ampliando sua possibilidade de uso no discurso, a seguir veja mais exemplos dessa figura de linguagem.

Qual a metáfora na literatura?

Metáfora na Literatura. Um texto literário sem metáfora é bem raro. Praticamente todos os gêneros literários apresentam essa figura de linguagem, uma vez que ela melhora a expressividade do texto tanto para seus escritores quanto para seus leitores. A metáfora possui um teor poético muito grande, pois ela aumenta os possíveis significados das