Quais os efeitos adversos dos inibidores seletivos da COX-2?

Quais os efeitos adversos dos inibidores seletivos da COX-2?

Inibidores seletivos da COX-2 são associados com menos dano gastrointestinal que AINES convencionais. No entanto, ainda apresentam moderados efeitos adversos, como dispepsia e náusea 1.

Quais são os medicamentos inibidores seletivos da COX-2?

Os inibidores seletivos de cicloxigenase- 2 – meloxicam, nimesulida, etodolaco, celecoxibe, rofecoxibe, parecoxibe, valdecoxibe, etoricoxibe1-3 – potencialmente representariam vantagem em relação aos AINE não-seletivos, pois permaneceria a eficácia antiinflamatória, sem o aparecimento dos efeitos adversos conseqüentes …

Qual Anti-inflamatório não esteroides?

Os anti-inflamatórios não esteroides são uma classe de medicamentos prescritos para controlar a dor, a febre e a inflamação. Também fazem parte dessa classe drogas como o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno e o naproxeno.

Por que os inibidores seletivos da COX-2 estão sendo associados a efeitos adversos cardiovasculares?

A inibição seletiva da COX-2 pode resultar em diminuição da quantidade de prostaciclina produzida no endotélio, sem alterar a produção plaquetária de TxA2, causando um desequilíbrio dos prostanoides hemostáticos que pode elevar ao risco de trombose e eventos cardiovasculares (BATLOUNI, 2009; BORGES et al., 2012; …

LER:   O que significa quando nada faz sentido?

Quais os principais efeitos adversos dos AINEs convencionais?

Os efeitos adversos mais frequentes dos AINEs ocorrem ao nível do sistema gastrointestinal. Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração.

Quais são os AINEs seletivos?

Os AINEs seletivos para COX 3 (COX 1b), são representados pela dipirona e pelo paracetamol. A COX 3 está relacionada a processos de dor e febre e, por isso, sua inibição promove efeito antitérmico e analgésico.

Porque alguns inibidores seletivos da COX-2 foram retirados do mercado mundial?

A retirada de alguns coxibes do mercado, devido a efeitos colaterais, fizeram com que muitos pacientes ficassem inseguros em utilizar a medicação. Em diversos países, as agências reguladoras de medicamentos têm discutido o problema e dado algumas diretrizes aos prescritores e usuários.

Quais são os Antiinflamatorio esteroides?

3.2 Anti-inflamatórios esteroides. Os anti-inflamatórios esteroides ou corticosteroides exercem potente efeitoanti-inflamatório (glicocorticoide). Sua ação mineralocorticoide deve ser considerada na escolha do fármaco, uma vez que pode provocar retenção de água e sal, hipertensão e perda de potássio.

LER:   Como usar a qual na qual?

Por que os inibidores seletivos da COX-2 estão sendo associados a efeitos adversos cardiovasculares explique mecanismo e prove através de estudos citando as referências?

Sendo assim, os AINES seletivos da COX-2 aumentam o risco cardiovascular por não bloquear a formação de TXA2, não exercendo ação antiplaquetária. Isso eleva o risco de aterogênese focal nos locais de bifurcação vascular (BORGES et al., 2012; MENDES et al., 2012).

https://www.youtube.com/watch?v=D03GsQNJsFs